top of page

Série Nomes Africanos: O Poder de um Nome - Parte II


ree

A arte de nomear

A arte de dar nomes é elevada pelos provérbios que as culturas das sociedades ancestrais africanas criaram. Um exemplo disso são os vários ditos Akan que ilustram, sem dúvida, o que há em um nome.


O que há de especial em um nome?

Nas sociedades tradicionais africanas, a resposta é TUDO. Nomes de nascimento - sejam protetores ou encorajadores, familiares ou proféticos, exaltadores ou mesmo aparentemente, indelicados são do mais alto significado -tradicional. O mesmo ocorre com as cerimônias que os rodeiam. Cerimoniais de nomeação de crianças em África, normalmente são realizados a partir do terceiro dia após o nascimento, mas isso vai depender dos costumes do povo em que essa criança nasceu e por vezes depende até do sexo da criança, cada povo tem suas crenças. Mas esse tempo de espera, não é apenas para dar tempo a mãe do bebezinho para se recuperar, mas principalmente para ter a certeza de que essa criança irá permanecer no mundo dos vivos. Até o momento em que o corpo e a alma da criança recebam uma identificação, essa criança simplesmente não existe, até que ela passe por uma cerimônia de nomeação, ela ainda não possui efetivamente um lugar no mundo.


O que influencia na escolha dos nomes?

Cada criança nasce em circunstâncias únicas: o dia em que nascem, os eventos naturais, sociais ou históricos importantes que aconteceram no momento de seu nascimento, quantos irmãos nasceram antes, a ocupação dos pais ou classe social da família.

Claro, o gênero desempenha um papel na escolha do nome. Alguns nomes são estritamente masculinos, outros estritamente femininos, embora haja um grande número de nomes unissex. Dependendo do nome, porém, pode haver regras muito complexas em relação ao seu gênero, mas a gente vai falar sobre isso mais pra frente.

Nesse sentido, vamos fazer um apanhado descrevendo, sem nos aprofundar, nas situações que podem influenciar na escolha de um nome para uma criança:


Nomes influenciados pelo dia do nascimento: Em algumas sociedades, as crianças são sistematicamente nomeadas com base no dia em que nasceram. O nome desse dia é chamado de kradin (para os akan), ou "nome da alma", porque é a alma do feto que decide quando entrar no mundo.


Nomes ordinais: Nomes pré-determinados de acordo com a ordem dos nascimentos. Esses nomes baseados na ordem de nascimento também trazem consigo associações quanto à personalidade da criança: geralmente se espera que um segundo filho seja mais atencioso e inteligente do que o turbulento primogênito, por exemplo.


Nomes influenciados pelas circunstâncias do nascimento: um bebê cujo cordão umbilical se enrolou no pescoço, uma criança que chorava incessantemente no dia do nascimento, um bebê que nasceu na posição inversa (pelos pés), uma criança que nasça com cabelos bagunçados, um bebe que foi concebido pouco tempo após um parto...todas essas são circunstância que podem influênciar no nome de um bebê.


Nomes influenciados por grandes eventualidades: Uma criança nascida durante um período de prosperidade e bem-estar geral pode receber um determinado nome. Em contradição, bebês nascidos em períodos miseráveis de pobreza, violência, doença e morte, recebem nomes influenciados por esse momento, em outros casos, uma criança que nasça no momento da morte de alguém da família, receberá um nome que corresponda com esse evento.


Nomes influenciados pelo local de nascimento: O local do parto de um bebê também é motivo para um nome descritivo, como os nomes igbo Uzoahia (nascido/a no caminho para o mercado) e Enugu (nascido/a na colina).


Nomes influenciados pela ocupação ou situação econômica: Alguns nomes têm a ver com a situação econômica da família da criança ou com a ocupação principal da família.


Nomes espirituais: As crianças também podem receber nomes sagrados que refletem as divindades responsáveis por seus destinos, especialmente aquelas das religiões tradicionais.

Nomes de reencarnação: Esses nomes têm uma qualidade profética. Eles amarram o espírito e a vida de uma criança aos de seus ancestrais, abrindo um caminho para suas vidas.


Nomes que desafiam a morte: Nomes dados quando uma mãe teve perda de um ou mais filhos e um bom nome pode funcionar como uma âncora que tentará ou forçará a criança a permanecer viva de uma vez por todas.


Nomes influenciados por valores éticos e sociais: Um nome também pode refletir o arcabouço ético de toda uma sociedade, reforçando os valores que ela possui, ao colocar sobre seus membros a responsabilidade de fazer jus a seus nomes.


Nomes proverbiais: Alguns nomes são mais enigmáticos,

criados a partir de provérbios, ditos e orações, cujo fim só pode ser adivinhado.

Próximo Post: Série Nomes Africanos: A Importância de um Nome

PMM

IdentidÁfrica, desde 2010 para a comunidade africana e afro-brasileira.

Minc
bottom of page